- Guia de Impacto
- Posts
- Guia de Impacto #68
Guia de Impacto #68
Guia de Impacto é sua newsletter com noticias, insights e conteúdos do Instituto Sabin.

Uma em cada oito mulheres terá câncer de mama ao longo da vida no Brasil.
Para 2023–2025, o INCA estimou 73.610 novos casos por ano. Houve alta de 59% nos diagnósticos entre 2018 e 2023. Um terço dos casos ocorre antes dos 50 anos; 23% entre 40 e 49 anos.
Desde setembro de 2025, o SUS recomenda mamografia a partir dos 40 anos: decisão compartilhada dos 40–49; rastreamento bienal dos 50–74; conduta individual acima de 74. É regra nova. É para usar. E quais são os caminhos para prevenção? Algumas evidências que hoje temos:
150 minutos/semana de atividade física podem reduzir o risco em até 30%;
treinar 3x/semana se associa a −38%.
some alimentação equilibrada e controle de peso, menos álcool, não fumar e cautela com terapia hormonal prolongada.
E como você, nosso leitor, pode participar da prevenção do problema de forma cidadã?
Lideranças e empreendedores sociais: levar conscientização e comunicação clara nos territórios, além de mobilizar iniciativas para acesso ao SUS e/ou projetos sociais como os nossos;
Voluntários e colaboradores: incentivar colegas e familiares 40+ a agendar a mamografia, além de promover grupos de atividades físicas e ações sobre autoexame.
Parceiros e fornecedores: financiar campanhas, flexibilizar agendas para exames e ampliar os canais de divulgação.
Como percebeu, nesta edição, destacamos a chegada do Outubro Rosa em nosso calendário temático, além de dividir com você o que estamos fazendo (na campanha de prevenção e em outros projetos)) e o que nosso radar mapeou na rede de parceiros pelo país.
Outubro Rosa é decisão tomada no tempo certo.
Continuamos há 20 anos juntos nesta luta!

Gabriel Cardoso
Gerente Executivo do Instituto Sabin


As indicações da comunidade do Guia de Impacto de livros, filmes, séries e muito mais.
![]() Indicado por: | “Economia Donut” Uma leitura instigante que apresenta um modelo econômico inovador, capaz de conciliar prosperidade social com os limites ecológicos do planeta. De forma clara e envolvente, Kate Raworth propõe caminhos para que governos, empresas e cidadãos construam um futuro regenerativo, justo e sustentável, indo além do crescimento a qualquer custo. A obra inspira líderes, empreendedores e cidadãos a repensarem métricas de sucesso, mostrando que o verdadeiro progresso está em garantir qualidade de vida dentro dos limites do planeta. É um convite à ação para quem busca unir impacto social, inovação e sustentabilidade em seus projetos e decisões. |
Participe do Guia de Impacto!
Envie suas recomendações de livros, filmes, séries, jogos e muito mais para a nossa seção "Nossos Favoritos". É sua chance de compartilhar o que te inspira e ajudar a enriquecer nossa comunidade!

As indicações do Guia de Impacto para quem busca saber mais sobre o setor de impacto
🎧 InovaSocial: Vozes do Festival SGB 2025A nova temporada do InovaSocial: Vozes foi gravada no Festival Social Good Brasil 2025, que neste ano trouxe o tema Coexistência. Cada episódio registra diálogos com lideranças do ecossistema de impacto, que compartilham suas histórias, aprendizados e reflexões para o futuro de um Brasil mais justo e sustentável. |

A seção do Guia de Impacto que busca esclarecer termos do setor de impacto
BANI
O conceito de BANI, criado pelo futurista Jamais Cascio em 2018, ajuda a compreender os desafios do mundo atual a partir de quatro dimensões. Ele mostra como vivemos em um contexto frágil (Brittle), no qual estruturas aparentemente sólidas podem ruir de repente; ansioso (Anxious), marcado por decisões tomadas sob pressão e medo constante; não linear (Nonlinear), em que causas e efeitos nem sempre seguem lógicas previsíveis; e incompreensível (Incomprehensible), diante da sobrecarga de informações e narrativas contraditórias.
O BANI funciona como uma lente para interpretar experiências já presentes em nosso cotidiano. Ao dar nome a essas dinâmicas, ajuda a enxergar crises e instabilidades com mais clareza, abrindo caminho para respostas mais conscientes, adaptáveis e humanas. | 🌍 Clique aqui e leia mais sobre o tema

O radar do Guia de Impacto para o setor