- Guia de Impacto
- Posts
- Guia de Impacto #53
Guia de Impacto #53
Guia de Impacto e sua newsletter com noticias, insights e conteudos do Instituto Sabin.
A desigualdade regional no Brasil é um problema socioeconômico e uma questão central na pauta dos negócios e investimentos de impacto.
Somos um país com diferenças socioeconômicas consideráveis entre as regiões, o que torna desafiador construir um ecossistema de impacto inclusivo e, sobretudo, mais distribuído pelo território nacional.
Hoje, a maior parte dos recursos e das oportunidades concentra-se em São Paulo e na região Sudeste, áreas já privilegiadas em termos de infraestrutura e desenvolvimento econômico. O Sudeste concentra, sim, muitas das grandes empresas e investidores, mas não é necessariamente onde os maiores problemas sociais e ambientais se manifestam de forma mais crítica.
Regiões como o Norte, Centro-Oeste e o Nordeste, por exemplo, enfrentam uma série de desafios únicos, desde a escassez de recursos básicos até a necessidade de proteger uma biodiversidade riquíssima e comunidades tradicionais. Isso gera uma pergunta urgente: como podemos descentralizar esses investimentos para beneficiar regiões que abrigam alguns dos maiores desafios socioambientais do país?
Porém, descentralizar investimentos é só o começo; sozinho, esse movimento pode até perpetuar desigualdades. O verdadeiro avanço está em fortalecer ecossistemas locais de impacto com estratégias profundas, de médio e longo prazos e articuladas colaborativamente. Por exemplo: fomentando lideranças e organizações locais, desenvolvendo empreendedores em suas comunidades, estimulando a criação de parcerias regionais com os setores públicos e privados, implementando incentivos específicos para regiões vulneráveis, conectando universidades, incubadoras e aceleradoras com problemas de suas próprias regiões etc.
Os lugares em que há mais escassez são, também, os lugares onde o capital filantrópico é mais urgente e importante.
Gabriel Cardoso
Gerente-Executivo do Instituto Sabin
Estamos em busca de pessoas inspiradas a transformar: candidate-se às vagas de Coordenação de Operações e Analista de Projetos no Instituto Sabin e contribua para um impacto social verdadeiro.
As indicações da comunidade do Guia de Impacto de livros, filmes, séries e muito mais.
Indicado por: | Série Documental: “Consciência Negra: Reconhecer e Reparar” A série "Consciência Negra: Reconhecer e Reparar", apresentada pelo jornalista Leonne Gabriel no Canal Futura, explora questões centrais da experiência negra no Brasil e no mundo. Em episódios curtos, a série aborda temas como racismo estrutural, o papel das irmandades negras, o mito da democracia racial e o impacto do colorismo. Outros episódios discutem figuras históricas, como Chico Rei e Francisca Mina, e conceitos culturais e filosóficos, como a filosofia Ubuntu e os símbolos Adinkra. Disponível na íntegra no YouTube, a série oferece uma visão ampla e educativa sobre a diversidade e os desafios da população negra. |
Participe do Guia de Impacto!
Envie suas recomendações de livros, filmes, séries, jogos e muito mais para a nossa seção "Nossos Favoritos". É sua chance de compartilhar o que te inspira e ajudar a enriquecer nossa comunidade!
As indicações do Guia de Impacto para quem busca saber mais sobre o setor de impacto
📘 +1 ano com a Stanford Social Innovation Review BrasilCelebramos a renovação por mais um ano do Instituto Sabin como um dos orgulhosos mantenedores da Stanford Social Innovation Review Brasil. Com nosso apoio contínuo, garantimos que o conteúdo científico e de alta qualidade dessa publicação seja distribuído gratuitamente, beneficiando todos os interessados em inovação social no Brasil. É uma parceria que reflete nosso compromisso em promover conhecimento acessível e relevante, fortalecendo o ecossistema de impacto do país. |
A seção do Guia de Impacto que busca esclarecer termos do setor de impacto
Parceria Intersetorial
Parceria Intersetorial é quando diferentes mundos se encontram para resolver problemas reais e urgentes.
Imagine empresas, governo, organizações sociais e até comunidades unindo forças. Cada um traz o que sabe fazer de melhor – um olhar único, um recurso específico, uma visão nova – para construir algo maior do que poderiam sozinhos.
Não é sobre somar recursos, mas sobre multiplicar o impacto, questionar o que já existe e propor caminhos que ninguém imaginou antes. No fim, todos ganham, especialmente a sociedade, que vê nascer soluções mais fortes, mais conectadas e realmente transformadoras. | Clique aqui e leia mais sobre o tema!
O radar do Guia de Impacto para o setor