Guia de Impacto #51

Guia de Impacto e sua newsletter com noticias, insights e conteudos do Instituto Sabin.

As Condições Crônicas Não-Transmissíveis (CCNTs) – incluindo o câncer de mama – representam o maior e mais atual desafio para a saúde e o bem-estar dos brasileiros.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as CCNTs (anteriormente chamadas de DCNTs ou doenças crônicas não-transmissíveis) são responsáveis por mais de 75% das causas de mortes no Brasil. Hoje, as mais frequentes no país são: as doenças cardiovasculares, o AVC, o diabetes, as doenças respiratórias crônicas e os diferentes tipos de câncer.

É neste contexto de alerta e prevenção que o Outubro Rosa, campanha que o Instituto Sabin faz parte e que começou ontem, se insere como uma ferramenta de conscientização e mobilização, alinhando-se com as metas da Organização Mundial da Saúde para reduzir a mortalidade prematura por CCNTs.

Importante ainda relembrar que as CCNTs afetam desproporcionalmente as populações em situação de vulnerabilidade social. Isso porque barreiras econômicas, geográficas e educacionais muitas vezes impedem o acesso a exames preventivos, a comportamentos adequados e a tratamentos oportunos com qualidade.

Como atores engajados nesta causa, nós temos a responsabilidade de somar às ações de conscientização outras ações concretas. Isso significa não apenas participar das campanhas do Outubro Rosa em outubro, mas, durante todo o ano: conduzir e apoiar iniciativas locais de prevenção de doenças, promover a educação continuada sobre DCNTs, realizar programas de educação em saúde para OSCs, ampliar o acesso a exames diagnósticos e fomentar pesquisas e conhecimento que atendam às necessidades específicas das populações vulneráveis de nossas comunidades.

O Outubro Rosa não é apenas um mês de conscientização: é um chamado à ação coletiva para uma sociedade mais saudável e equitativa.

Gabriel Cardoso
Gerente-Executivo do Instituto Sabin

As indicações da comunidade do Guia de Impacto de livros, filmes, séries e muito mais.

Indicado por:
Andressa Jordano
Editora do InovaSocial

Livro “Maria Rosa, o Amor e as Vacinas”,
Sônia Rosa | Editora Portinho Livre, 202

Lançado pela Fiocruz, “Maria Rosa, o Amor e as Vacinas“ é um livro infantojuvenil que aborda a importância das vacinas por meio da história de Maria Rosa, uma criança curiosa que vivencia os desafios da pandemia de covid-19.

Escrito por Sonia Rosa, conhecida por sua literatura negroafetiva, e ilustrado por Graça Lima, o livro mistura ciência e sensibilidade, oferecendo uma narrativa educativa sobre saúde pública para jovens leitores de 8 a 9 anos.

Além de conscientizar sobre o papel das vacinas, a obra faz parte do projeto Portinho Livre e está disponível gratuitamente online, promovendo o acesso à literatura e à ciência.

Participe do Guia de Impacto!

Envie suas recomendações de livros, filmes, séries, jogos e muito mais para a nossa seção "Nossos Favoritos". É sua chance de compartilhar o que te inspira e ajudar a enriquecer nossa comunidade!

As indicações do Guia de Impacto para quem busca saber mais sobre o setor de impacto

🎙 TransformAção: 2ª Temporada

A jornada TransformAção continua! Agora, semanalmente, você pode acompanhar a segunda temporada no seu podcast favorito.

Se você sonha em ser um empreendedor social, esta série é para você! Aprenda com empreendedores reais e descubra como criar impacto social.

A seção do Guia de Impacto que busca esclarecer termos do setor de impacto

Intraempreendedorismo Social

Intraempreendedorismo social é a prática de incentivar e desenvolver, dentro de empresas já estabelecidas, soluções inovadoras e sustentáveis que incorporam o impacto socioambiental diretamente no cerne dos negócios.

Ao invés de atuar apenas através de programas complementares de responsabilidade social, essa abordagem estimula colaboradores em todos os níveis a pensar e agir como empreendedores sociais, criando produtos e serviços que enfrentam desafios sociais e ambientais das comunidades em que atuam.

Essa estratégia não só atende à crescente expectativa da sociedade por um papel mais ativo das empresas na resolução de problemas, mas também fortalece a confiança e a credibilidade entre a organização e seus stakeholders, promovendo uma cultura corporativa de inovação e responsabilidade contínuas. | Clique aqui e leia mais sobre o tema!

O radar do Guia de Impacto para o setor