Guia de Impacto #50

Guia de Impacto e sua newsletter com noticias, insights e conteudos do Instituto Sabin.

O Instituto Sabin é membro da Latimpacto desde abril de 2021: uma rede composta por mais de 210 organizações em 16 países da América Latina e Caribe.

Na rede colaboram investidores dos setores privado, público e filantrópico que compartilham uma visão de impacto socioambiental e que investem no desenvolvimento sustentável da região. Isso ocorre por meio de iniciativas colaborativas, oportunidades mútuas de aprendizado e conexões entre os atores dedicados a maximizar a utilização de recursos para causar impacto na região.

Além da produção de publicações, realização de pesquisas, estudos de caso e programas específicos para os membros (tais como os focados em ação climática, educação, impacto corporativo, comunidade migrante e outros), a Latimpacto realiza o seu evento anual Impact Minds.

Já foram duas edições do evento: 2022 em Cartagena, Colômbia, e em 2023, no Rio de Janeiro, Brasil. No ano passado participamos de um painel intitulado “How Impact Capital Can Drive the Youth Revolution in Latin America”, ocasião em que falei sobre investir na juventude, em colaboração, empreendedorismo social, parcerias e como tudo isso junto facilita o desenvolvimento de ecossistemas de impacto socioambiental na América Latina.

Neste ano, especificamente nesta semana, está ocorrendo a terceira edição do Impact Minds em Oaxaca, no México. Estou aqui representando o Instituto Sabin e participando do painel "Innovative Strategies for Developing Impact Ecosystems" em companhia Azul Muñoz (Fundación Solydes), Isabela Echeverry Peñón (IDB LAB) e Maria Isabel Ulloa (Propacífico - Colômbia).

Além de compartilhar a história do Instituto Sabin por meio da inovação social e oferecer uma visão geral de alguns dos nossos programas do eixo estratégico "fortalecimento de ecossistemas e organizações de impacto", também falarei sobre nossa forma de praticar filantropia estratégica, sobre cinco chaves que guiam nossas ações em ecossistemas de impacto e explorarei, de forma muito concreta, a operação por trás de um de nossos programas.

É um orgulho para nós, do Instituto Sabin, produzir conhecimento formal e explícito a partir de nossa prática e experiência e ainda mais: compartilhar e aprender em um evento tão valioso como o Impact Minds.

Gabriel Cardoso
Gerente-Executivo do Instituto Sabin

As indicações da comunidade do Guia de Impacto de livros, filmes, séries e muito mais.

Indicado por:
Ana Vitória de S. Viana
Jovem Aprendiz no Grupo Sabin

Livro e Filme: “Extraordinário”
por R. J. Palacio

Recomendo tanto o filme quanto o livro “Extraordinário” porque faz refletir profundamente sobre como tratamos as diferenças ao nosso redor.

A história acompanha um menino de 10 anos com uma condição facial rara, causada por uma síndrome genética, que enfrenta o desafio de frequentar a escola pela primeira vez, após anos de estudo em casa.

Ele lida com bullying e preconceito, mas a narrativa apresenta diferentes perspectivas, como a da família e amigos, abordando temas como empatia, aceitação e gentileza.

A superação do personagem inspira a enfrentar desafios com coragem, promovendo a valorização da diversidade e a reflexão sobre nossos próprios comportamentos.

Participe do Guia de Impacto!

Envie suas recomendações de livros, filmes, séries, jogos e muito mais para a nossa seção "Nossos Favoritos". É sua chance de compartilhar o que te inspira e ajudar a enriquecer nossa comunidade!

As indicações do Guia de Impacto para quem busca saber mais sobre o setor de impacto

🎙 TransformAção: 2ª Temporada

A jornada TransformAção continua! Agora, semanalmente, você pode acompanhar a segunda temporada no seu podcast favorito.

Se você sonha em ser um empreendedor social, esta série é para você! Aprenda com empreendedores reais e descubra como criar impacto social.

A seção do Guia de Impacto que busca esclarecer termos do setor de impacto

Florestania

Florestania é um conceito que une “floresta” e “cidadania”, destacando a ligação entre os direitos das populações que vivem em áreas florestais, como a Amazônia, e a preservação do meio ambiente. Embora tenha surgido no contexto amazônico, essa ideia pode ser aplicada a qualquer floresta, pois trata da dependência direta dessas comunidades da conservação ambiental para sua sobrevivência cultural, social e econômica.

O conceito propõe que proteger as florestas significa também proteger os direitos dessas populações tradicionais, como indígenas e ribeirinhos, que têm uma relação simbiótica com o ambiente.

Assim, a Florestania ressalta que a preservação ambiental e o bem-estar humano estão profundamente conectados em diversos ecossistemas. | Clique aqui para conferir um documentário sobre o tema!

O radar do Guia de Impacto para o setor