Guia de Impacto #48

Guia de Impacto é sua newsletter com notícias, insights e conteúdos do Instituto Sabin.

Organizações da sociedade civil – ou OSCs – são popularmente conhecidas como ONGs e fazem parte do terceiro setor.

Essas organizações são especialistas em problemas públicos locais e causas socioambientais. Também têm conhecimento cultural, geográfico, social e político por sua proximidade com as pessoas e regiões atendidas.

No Instituto Sabin, sabemos que não temos conhecimento profundo e específico da realidade local e comunitária. Por isso, ao reconhecer, honrar e apoiar o desenvolvimento dessas organizações, nós, enquanto investidores sociais privados, acreditamos que podemos contribuir de forma mais duradoura e sustentável nas regiões que atuamos.

A contribuição acontece por meio de uma série de programas e projetos que apoiamos ou que são de nossa própria criação. Alguns, por óbvio, são na promoção da saúde. Já outros são em aspectos assistenciais. Porém, a maior parte deles está focada no desenvolvimento institucional dessas OSCs.

Desenvolvimento institucional (DI) é o processo que fortalece a capacidade dessas organizações, aprimorando a governança, gestão financeira, o planejamento estratégico, a captação de recursos e o impacto social. Ao investir em DI, buscamos que OSCs das regiões que atuamos não apenas sobrevivam, mas prosperem, aumentando sua eficácia, efetividade, autonomia e sustentabilidade no longo prazo.

No entanto, usar essa abordagem filantrópica em um país tão vasto e diversificado como o Brasil não é tarefa fácil. Cada uma das 16 unidades federativas onde atuamos possui suas próprias peculiaridades e demandas. É aqui que residem nossos desafios e nossas oportunidades, principalmente de promover a inovação social.

Para superar os desafios, dependemos de parcerias fortes, atuação voluntária corporativa, colaboração intersetorial frequente e de nossa capacidade de mapear e compreender os territórios. Assim, identificamos quais as OSCs mais se alinham com nossos valores e nossa teoria de mudança para, então, apoiá-las.

Nessa direção, estaremos em Cuiabá (08/08) e Palmas (29/08) para ouvir e conhecer algumas das OSCs das regiões. Caso você faça parte de uma ou queira fazer uma indicação para que participem do encontro conosco, entre em contato por aqui.

Gabriel Cardoso
Gerente-Executivo do Instituto Sabin

As indicações da comunidade do Guia de Impacto de livros, filmes, séries e muito mais.

Indicado por:
Mayane Burti
Coordenadora de Operações do Instituto Sabin

Livro: “Os 5 desafios das equipes”
Patrick Lencioni, 2015.

Os “5 desafios das equipes: Uma história sobre liderança” é uma fábula envolvente e prática sobre liderança, onde a CEO Kathryn Petersen enfrenta a difícil tarefa de unificar um grupo de executivos desunidos, explorando os obstáculos comuns em equipes.

Um livro prático e abrangente para pensar times de forma complexa, entendendo o comportamento humano e trazendo estratégias para integrar equipes e transformá-las em times de alta performance.

Recomendo para quem esteja enfrentando desafios ou buscando a formação de um time complementar em suas iniciativas.

Participe do Guia de Impacto!

Envie suas recomendações de livros, filmes, séries, jogos e muito mais para a nossa seção "Nossos Favoritos". É sua chance de compartilhar o que te inspira e ajudar a enriquecer nossa comunidade!

As indicações do Guia de Impacto para quem busca saber mais sobre o setor de impacto

🎉 19 Anos do Instituto Sabin

O Instituto Sabin está comemorando 19 anos de histórias, abraços e encontros!

Ao longo dessas quase duas décadas, acumulamos memórias de momentos marcantes e conquistas inspiradoras.

Confira em nossas redes sociais nossa campanha de aniversário para reviver esses momentos especiais e conhecer novas histórias de transformação. | Clique aqui e acompanhe o Instituto Sabin!

A seção do Guia de Impacto que busca esclarecer termos do setor de impacto

Economia do Cuidado

A economia do cuidado é vital para a sociedade, englobando atividades como cuidado de crianças, idosos e preservação ambiental. Muitas dessas tarefas são realizadas por mulheres, que frequentemente são subvalorizadas e invisíveis.

A valorização e o investimento nesse setor são essenciais para promover justiça social e construir uma economia mais inclusiva e sustentável. Além de promover a equidade de gênero, investir na economia do cuidado fortalece as bases para um futuro mais resiliente e próspero para todos. | Clique aqui para saber mais sobre o tema!

O radar do Guia de Impacto para o setor