- Guia de Impacto
- Posts
- Guia de Impacto #43
Guia de Impacto #43
Guia de Impacto é sua newsletter com notícias, insights e conteúdos do Instituto Sabin.
Nós atuamos em todas as regiões do Brasil. Mais especificamente em 15 estados, além do DF, onde nascemos. São quase 70 municípios com a presença do Instituto Sabin, que carrega na missão estar onde o grupo mantenedor também estiver.
Tal amplitude é uma oportunidade diária de aprender sobre o Brasil, conhecendo a pluralidade humana, a diversidade cultural, a grandeza territorial, a dinâmica do terceiro setor local, as especificidades da política e dos negócios e, especialmente: sobre as distintas formas em que se manifesta a vida, as relações e surgem os problemas sociais.
Combinar as alegrias e os desafios de uma atuação ampla é nosso desafio diário, pois lidamos, dentro de um cenário de recursos limitados, com uma grande diversidade de públicos atendidos e suas necessidades específicas, mesmo dentro da Teoria de Mudança que nos guia.
A riqueza cultural exige de nós a construção de parcerias e colaborações com OSCs e entidades locais, capazes de entender e representar o território com muito mais competência e legitimidade do que nós faríamos, caso tentássemos assumir tal papel. É o trabalho em rede, portanto, que nos leva mais longe quando compartilhamos objetivos comuns.
Porém, também existem muitos desafios na atuação nacional, como as desigualdades regionais – em especial as disparidades socioeconômicas e infraestruturais entre municípios –, os obstáculos para adaptar o trabalho a distintas realidades, os diferentes problemas socioambientais etc. Isso nos exige humildade constante e busca contínua de ajustes nas práticas de trabalho, de comunicação e de formação de parcerias.
Nesse percurso, contamos com o apoio apaixonado de nossos líderes de impacto: trabalhadores do Grupo Sabin que também fazem um trabalho voluntário continuado para o Instituto Sabin. Brincamos que eles são nossos olhos e corações em cada um dos municípios que atuamos, afinal, nossa equipe fica sediada no coração do Brasil: Brasília.
No final, se é que existe um final, a jornada do Instituto Sabin retrata um singular sistema, composto de vidas, territórios e organizações interconectadas com histórias que, unidas, formam o mosaico vibrante dos nossos quase 19 anos de atuação conjunta com a sociedade civil brasileira.
Gabriel Cardoso
Gerente-Executivo do Instituto Sabin
As indicações da comunidade do Guia de Impacto de livros, filmes, séries e muito mais.
Indicado por: | Livro “Enviesados: Psicologia e Vieses Cognitivos no Design” de Rian Dutra "Enviesados" de Rian Dutra é uma obra que aborda como a psicologia e os vieses cognitivos podem ser integrados ao design para criar produtos e serviços que ajudam os usuários a tomar decisões mais inteligentes. O livro apresenta métodos éticos e eficazes para influenciar positivamente as escolhas dos usuários, sem manipulações, através de exemplos concretos e aplicações práticas que qualquer profissional da área pode implementar. Esta leitura é especialmente valiosa para aqueles interessados em compreender e aplicar conhecimentos psicológicos no design de experiências. Com insights profundos e direcionados, "Enviesados" promete enriquecer seu entendimento sobre o comportamento humano e otimizar a forma como produtos e serviços são concebidos. |
Participe do Guia de Impacto!
Envie suas recomendações de livros, filmes, séries, jogos e muito mais para a nossa seção "Nossos Favoritos". É sua chance de compartilhar o que te inspira e ajudar a enriquecer nossa comunidade!
As indicações do Guia de Impacto para quem busca saber mais sobre o setor de impacto
🔍 Relatório Anual de Atividades 2023É com grande satisfação que apresentamos nosso Relatório Anual de Atividades, referente ao ano de 2023. Descubra em detalhes as iniciativas e impactos do ano ao ler o documento completo, disponível em nosso site. | Clique aqui para acessar o relatório! |
A seção do Guia de Impacto que busca esclarecer termos do setor de impacto
Economia Regenerativa
A Economia Regenerativa transcende a sustentabilidade, pois busca não apenas conservar, mas ativamente restaurar e revitalizar os ecossistemas e as comunidades. Este modelo econômico visa a melhoria contínua dos recursos naturais e a qualidade de vida, promovendo um futuro próspero e saudável.
Diferente de simplesmente minimizar impactos negativos, a economia regenerativa inclui práticas como a permacultura em agricultura, que não só protege o solo de erosão, mas também o enriquece por meio de técnicas de compostagem e cultivo diversificado.
Empresas que adotam esta abordagem podem utilizar águas residuais tratadas para criar áreas úmidas artificiais que purificam a água enquanto restauram habitats locais, demonstrando um ciclo completo de regeneração.
Esta abordagem representa um avanço na forma como interagimos com o planeta, promovendo um ambiente mais saudável e uma sociedade mais justa através da regeneração ativa dos recursos naturais.
O radar do Guia de Impacto para o setor